Manual de apoio para profissionais de educação da rede pública de ensino

Quer fazer um mural de grafite na sua escola e trabalhar o tema da violência doméstica?

O Manual de Apoio da NAMI foi criado para apoiar professoras e educadores no desenvolvimento de uma oficina de grafite que aborda a prevenção da violência doméstica contra mulheres. A proposta utiliza a arte como ferramenta educativa para que jovens compreendam e identifiquem os cinco tipos de violência doméstica previstos na Lei Maria da Penha.

Sobre o Manual de Apoio

Desde 2008, a Rede NAMI realiza oficinas que unem arte e educação como ferramenta de combate à violência doméstica, especialmente contra mulheres.

Ao longo dos anos, esse trabalho também passou a fortalecer o protagonismo de mulheres, principalmente mulheres negras, que levam essas oficinas para suas comunidades, escolas e locais de trabalho, ampliando a transformação social.

A proposta do Manual é realizar oficinas de grafite com jovens, refletindo sobre a violência doméstica contra as mulheres e resultando na criação de murais com mensagens sobre direitos e enfrentamento da violência.

O material foi elaborado com apoio de pedagogas e especialistas, e pode ser adaptado para diferentes faixas etárias. Com base em mais de uma década de atuação em mais de 100 escolas e comunidades, o método está em conformidade com o ECA e reafirma o compromisso coletivo com a erradicação da violência de gênero.

Baixar Manual de Apoio

Para receber o Manual de Apoio, preencha o formulário abaixo: