Onde buscar apoio em caso de violência doméstica?

Central de atendimento à Mulher: Ligue 180

Se estiver passando por situações de violência doméstica, você pode ligar gratuitamente para a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. No Ligue 180, você pode obter informações sobre os direitos das mulheres, as redes de atendimento e acolhimento, além de fazer denúncias.

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)

São delegacias da Polícia Civil com o propósito específico de atender todas as mulheres vítimas de violência doméstica. Nestes locais, realiza-se a investigação de crimes, é possível registrar boletins de ocorrência e solicitar medidas protetivas.

Polícia Militar: 190

É o número de emergência da Polícia Militar. Esse canal não é específico para questões de violência doméstica, mas é a melhor opção em situações de emergência ou agressão, em casos de flagrante as autoridades policiais podem intervir imediatamente.

Defensoria Pública

Instituição que disponibiliza orientação jurídica completa e gratuita, oferecendo assistência, inclusive medidas protetivas, para vítimas de violência doméstica.

Clique aqui para acessar a Defensoria Pública no seu estado.

Casas da Mulher Brasileira

São espaços que concentram serviços especializados para diversas formas de violência contra as mulheres, abrangendo acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público e Defensoria Pública, entre outros serviços que visam promover autonomia pessoal e econômica.

Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM)

Contam com uma equipe especializada composta por psicólogas, assistentes sociais e advogadas, que prestam atendimento às mulheres em situação de violência. Se na sua cidade não existe um Centro Especializado de Atendimento à Mulher, as orientações e acolhimento podem ser obtidos no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. 

Casas-abrigo

São ambientes que oferecem moradia protegida e assistência a mulheres vítimas ou ameaçadas de violência doméstica. Esses espaços são mantidos de forma sigilosa e temporária, proporcionando suporte até que a mulher consiga reestruturar sua vida e recuperar sua autonomia.

Para obter informações de endereços e números de telefone, acesse:

www.mapadoacolhimento.org

ou envie mensagem para (61) 9610-0180, canal de comunicação do Ligue 180 no Whatsapp.